sábado, 21 de novembro de 2009

CARTOGRAFIA

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES BOTHROPS:

No estado de Pernambuco, de acordo com, são encontradas apenas 2 espécies de Bothtrops B. erythromelas em toda a área de Caatinga e possivelmente no Sertão do São Francisco , sendo confirmado a existência de Brothtrops em área de floresta no município de Caruaru (fig. 1). Essas espécies são conhecidas popularmente como Jararaca malha de cascavel ou jararaca avermelhada e se encontra amplamente distribuída na caatinga dos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Paraíba, e Ceará, alem de brejos e altitudes ou regiões de mata remanescentes do estado de Pernambuco.

Nome Científico: Bothorps alternatus
Nomes Populares: urutu, urutu-cruzeira, cruzeira
Características: possui desenhos em forma de gancho de telefone. Mede cerca de 1 metro e meio de comprimento. Encontrada em vegetação rasteira, perto de rios e lagos ou em plantações. Apresenta poucos relatos de casos. Acidentes graves.
Distribuição Geográfica: RS, SC, PR, SP, MS E MG.

Nome Científico: Bothrops atrox
Nome Popular: surucucurana, jararaca-do-norte, combóia, jararaca-do-rabo-branco
Características: Porte médio; indivíduos grandes podem alcançar quase 1,50m de comprimento; agressiva; hábitos terrestres; atividade noturna, mas também ativa durante o dia; é a espécie que provoca o maior número de acidentes no norte do Brasil. Até o presente, é a espécie responsável pela maioria dos registros de acidentes na Amazônia.
Distribuição Geográfica: Encontrada em toda a Amazônia, tanto nas florestas como em regiões de vegetação secundária, capoeiras, locais inundados e áreas com atividades agropastoris. AC, AM, RR, PA, AP, MA, RO, TO, CE e MT (áreas de florestas).


Nome Científico: Bothrops erythromelas
Nome Popular: jararaca ou jararaca-da-seca
Características: porte pequeno, aproximadamente 0,50m de comprimento; hábitos terrestres.
Sintomas: Os distúrbios de coagulação são as manifestações mais comumente registradas. Acidentes com poucas alterações locais, geralmente benignos.
Distribuição Geográfica: PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA e MG (áreas xerófitas/caatinga).



Nome Científico: Bothrops jararaca
Nome Popular: jararaca, jararaca-do-rabo-branco
Características: coloração esverdeada com desenhos semelhantes a um "V" invertido, corpo delgado medindo aproximadamente 1 metro de comprimento.
Sintomas: Causa muita dor e edema no local da picada. Pode haver sangramento no local da picada, nas gengivas ou outros ferimentos. Acidente de médio risco de vida. Casos graves ou óbitos são pouco freqüentes.
Distribuição Geográfica: BA, MG, ES, RJ, SP, PR, SC e RS.


Nome Científico: Bothrops jararacuçu
Nome Popular: jararacuçu
Características: provoca acidentes graves com casos fatais.
Distribuição Geográfica: BA, ES, RJ, SP, PR, MG, MT e SC.



Nome Científico: Bothrops leucurus
Distribuição Geográfica: BA.


Nome Científico: Bothrops moojeni

Nome Popular: jararacão, jararaca, caiçaca.
Características: porte médio; indivíduos grandes podem ultrapassar 1,50m de comprimento; agressiva; terrestre, vivendo em áreas mais secas; a combinação de cores e desenhos empresta à pele do animal um aspecto aveludado. Distribuição Geográfica: PI, TO, DF, GO, MG, SP, MT, MS e PR.


Nome Científico:Bothrops neuwiedi
Nome Popular: jararaca-pintada
Características: provoca acidentes geralmente com bom diagnóstico.
Distribuição Geográfica: Em todo o país, exceto Amazônia.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA PRINCIPAL ESPÉCIE CROTALUS:

Já as espécies de serpentes Crotalus durissus, são provenientes de diferentes localidades do Cerrado brasileiro dos estados do Distrito Federal. Se por um lado as regiões Baía da Ilha Grande, Serrana, Centro-Sul Fluminense e Médio Paraíba representam risco, por outro lado as regiões Metropolitana, Norte Fluminense e das Baixadas Litorâneas representam proteção. Os sete municípios que apresentaram os maiores coeficientes de incidência de acidentes ofídicos em 100 mil habitantes (Varre-Sai – 19,04, Sumidouro – 13,68, Bom Jardim – 12,93, Trajano de Morais – 12,29, São José do Vale do Rio Preto – 12,10, Porciúncula – 10,68, e Natividade – 10,06) se concentram em apenas duas regiões, Noroeste Fluminense e Serrana e apresentam densidade demográfica inferior a 68 habitantes/km2.

Nome Científico: Crotalus durissus
Nome Popular: cascavel, maracambóia, boicininga
Características: coloração marrom-amarelado, medindo cerca de 1 metro. Apresenta chocalho na ponta da cauda. Prefere regiões pedregosas e secas. Sintomas: Após a picada, o paciente apresenta visão dupla e borrada. Acidente de alto risco de vida.

Distribuição Geográfica: Em todo o país, exceto áreas florestais e zona litorânea.



DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA PRINCIPAL ESPÉCIE LACHERIS:

Nome Científico:Lachesis muta
Nome Popular: surucucu, surucucu-pico-de-jaca, surucutinga
Características: apresenta fosseta loreal e porção final da cauda com escamas eriçadas. É a maior das serpentes peçonhentas do Brasil, pode atingir mais de 3m de comprimento. Possui hábitos terrestres, vivendo exclusivamente em áreas florestadas; com maior atividade noturna.
Distribuição Geográfica: Floresta Amazônica e Mata Atlântica, do Nordeste ao Rio de Janeiro.

MAPA DAS REGIÕES


Figura 1



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HOYOS ARGÁEZ, Maria Adelaida. Ecologia da cascavel (Viperidae, Crotalus durissus) no Cerrado brasileiro. Brasília. 2006. Disponível em: <http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1379> Acesso em: nov. 2006.

BOCHNER Rosany, STRUCHINER José Claudio. Aspectos ambientais e sócio-econômicos relacionados à incidência de acidentes ofídicos no Estado do Rio de Janeiro de 1990 a 1996: Uma análise exploratória Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro. 20(4):976-985, jul-ago. 2004.

SOARES DA SILVA Marliete Maria. Estudo da variabilidade intraespecífica da peçonha de Bohtrops erythromelas Amaral, 1926 (Jararaca malha de Cascavel). Recife. 2002. Disponível em: http://www.bdtd.ufpe.br/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo%20=228
BOCHNER ROSANY- Secretaria de saúde do Rio de Janeiro. Animais Peçonhentos. Disponível em: http://www.saude.rj.gov.br/animaispeconhentos/serpentes.html

Um comentário:

  1. Lucky Club | Bet £10 on your favourite slot game
    With over 600 games, Lucky Club is always on track to become the leading name luckyclub in the gaming industry. Lucky Club is one of the latest UK online gambling sites with

    ResponderExcluir